Soccer City um novo contrato na vida


O último capítulo foi escrito ontem dia 7 de agosto na história da África do Sul no estádio nacional de futebol Soccer City, o local espetacular que irá sediar no próximo ano de 2010 o FIFA World Cup ™ jogo inaugural e final.

O estádio foi assinado oficialmente até a cidade de Joanesburgo da África do Sul pelo Ministro das Obras Públicas, Senhor Geoff Doidge, SAFA em casa hoje, em Joanesburgo.

Construído em 1987, em terras públicas principalmente com financiamento privado, um icone da África do Sul,o estádio nacional de futebol foi o primeiro simbolo internacional,o estádio construído para o país do "futebol fraternidade".

Em uma rápida olhada através dos arquivos da história do estádio, o país do Ministro do Esporte e Lazer Rev Makhenkesi Stofile explicou o significado de ontem da assinatura na cerimônia.
"Em 1987, o governo do apartheid vendeu três pedaços de terra (em que o estádio está sendo construído) para os então herdeiro para Construir estádios. Os três pedaços de terra foram vendidos por pouco mais de R $ 5 milhões. Esse dinheiro nunca foi pago e não houve observância com os termos dessa venda. Como resultado, a venda foi anulada. Daí, a assinatura deste acordo é o culminar de um longo período de negociações entre o governo e outras partes interessadas ", disse Stofile.

A Associação Sul Africana de Futebol (SAFA) foram os guardiães do estádio onde a África do Sul ganhou o Campeonato Africano das Nações em 1996 e onde o objetivo foi pontuada por Philemon Masinga que deu aos Bafana Bafana a sua primeira Copa do Mundo FIFA.Destacando-se na França nas finais de 1998.

As longas negociações resultaram na venda simbolica do estádio para o governo Sul Africano por apenas um rand sul-Africano, assegurando, assim, o estádio que no próximo ano vai ser o centro do mundo futebolístico sempre continuará sendo propriedade do governo sul-Africano e dos amantes do futebol.

O Presidente da SAFA Dr. Molefi Oliphant disse que a associação da assinatura ao longo do estádio para o Governo foi a "contribuição mais significativa que faremos para a África do Sul".

O prefeito executivo da cidade de Joanesburgo, Amos Masondo, disse que o acordo realizado garantiria a locação do estádio, e usada para o benefício das futuras gerações que virão.

"A assinatura deste contrato de enfiteuse irá garantir a sustentabilidade do estádio e garantir que ele se torne um local de eleição para o acolhimento de dois eventos nacionais e internacionais. É nossa intenção de proceder a esta instalação um estádio multi-usos e para a posição tanto a cidade de Joanesburgo e na Província de Gauteng como principais destinos culturais e desportivas ", disse Masondo.

Stofile disse que o estádio pertencia a todos os sul-africanos e foi um importante triunfo nacional.

"Uma das razões por que o nosso Governo tem envolvido no financiamento do Campeonato do Mundo da FIFA foi fast-track para o desenvolvimento das infra-estruturas na África do Sul que teria tomado décadas. Este estádio pertence aos filhos de África do Sul", disse Stofile .

Com 307 dias para ir até a cerimônia de abertura e primeiro jogo da Copa do Mundo FIFA 2010 ™, Soccer City já está 90% concluído.

O estádio foi remodelado para parecer uma cabaça, uma cozinha tradicional Africano pote, e terá uma capacidade total de 91 500 lugares.

"Em 11 de Junho de 2010, os Bafana Bafana irão abrir a Copa do Mundo FIFA 2010 ™ neste estádio. Será uma experiência maravilhosa em frente mais de 90 000 apoiantes e 400 reporteres permitindo radiodifusores com 750 milhões de pessoas para assistir à abertura jogo. Teremos a oportunidade para comemorar em um novo, estádio de classe mundial . Vai ser o nosso Wembley, o nosso Maracanã, nosso Santiago Bernabeu e será um dos melhores estádios do mundo ", disse Danny Jordaan, CEO da 2010 FIFA World Cup Comité Organizador da Africa do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário